Testemunho de Francisco Maurício Baptista

“Creio que todos os que foram alunos do Prof. Abreu Faro, e para mim foi marcante, recordam as suas qualidades humanas e pedagógicas.”

Recordo um episódio:

Cerca do ano 1960 numa aula, creio de Telecomunicações, o Prof. Faro a dada altura disse que o bom engenheiro é o que se salva do naufrágio. Perante o nosso ar intrigado deu o exemplo seguinte:

Um jovem engenheiro, recém-formado, resolve tentar a sua vida fora do país, atravessando o oceano. Nessa altura as viagens aéreas não eram tão comuns nem acessíveis, pelo que o nosso jovem decide viajar de barco e levando consigo, além da bagagem, livros, apontamentos e até alguns aparelhos que foi juntando durante a sua aprendizagem.

Algures no oceano há um naufrágio, tudo se perdendo num afundamento irrecuperável, mas, salvando-se todas as vidas, felizmente socorridas, e assim chegando ao destino sem mais nada do que o seu corpo.

Pois bem, concluía o Prof. Faro, o bom engenheiro é o que consegue, apesar de tudo o que perdeu, singrar no novo seu destino só pela sabedoria que levava no seu cérebro.

Creio que todos compreenderam a lição.

Aluno 5385 de Eletrotecnia, curso de 1961