O lançamento do livro “Manuel Abreu Faro – a criar bases para a ciência em Portugal” teve lugar no dia 23 de Maio, pelas 19h00, no anfiteatro Abreu Faro do Complexo Interdisciplinar I, numa sessão integrada nas comemorações dos 105 anos do Técnico. O livro culmina o ciclo de homenagens iniciado a 26 de Novembro de 2013, por ocasião do 90º aniversário do nascimento de Abreu Faro.
Com o apoio inestimável da família, daqueles que foram seus alunos e do Núcleo de Arquivo do Técnico, procurou-se desde essa ocasião recuperar informação sobre a sua atividade científica, pedagógica e política, recolhendo textos, fotografias e vídeos. O portal abreufaro.tecnico.ulisboa.pt e a página facebook.com/abreufaroist, criados para divulgar as iniciativas de homenagem, rapidamente se enriqueceram com numerosos testemunhos daqueles que tiveram o privilégio de conhecer Abreu Faro, partilhados através de correio electrónico e das redes sociais. Desde 2015 o portal integra uma exposição virtual, em que está patente uma amostra da documentação recuperada.
Precisamente 17 anos após a data em que Abreu Faro foi sepultado, a 23 de Maio de 1999, lançámos o livro que perpetua a homenagem que o Técnico lhe presta, à semelhança de outras dirigidas a personalidades marcantes na vida do Técnico e do país, como Alfredo Bensaude ou Duarte Pacheco. O livro, que está à venda na loja do Técnico, (ISBN 978-989-683-049-6, editora Althum.com), é composto por um conjunto de ensaios e testemunhos intercalados com reproduções de fotografias e documentos do espólio recolhido que, no seu conjunto, pintam um quadro vibrante do Mestre e da sua obra em múltiplas dimensões. O livro inclui contribuições de pessoas como: José Mariano Gago, José Fonseca de Moura, Carlos Salema, João Sentieiro, José Tribolet, entre muitos outros.