Testemunho de Rodrigo de Abreu

“Aprendi pela prática e pelo seu exemplo que para se atingirem objectivos difíceis, só com dedicação total, por vezes quase nas margens do obsessivo ou, como ele dizia, ‘com as asas bem carregadas'”.

Júri de Doutoramento de Rodrigo de Abreu

Júri de Doutoramento de Rodrigo de Abreu

O Prof. Abreu Faro foi um dos orientadores da minha tese de doutoramento (IST, 1983). Foi o orientador da minha tese complementar de doutoramento sobre a aplicação da formas diferenciais à electrodinâmica relativista, matéria sobre a qual ele havia dado vários seminários no Centro de Electrodinâmica onde ambos éramos investigadores.

Das ideias da minha tese emergiram vários artigos que foram submetidos a diversas revistas internacionais na década de 80. Um dos artigos sobre uma controvérsia relativa ao equilíbrio de uma parede móvel foi revisto exaustivamente por um referee do Am. J. Phys. em 1986 e posteriormente publicado, de acordo com essa revisão, na revista Técnica em 1990, de que o professor Abreu Faro era director científico. Um outro artigo do Prof. Abreu Faro e meu, sobre a origem da irreversibilidade foi aceite por um referee do Am. J. Phys. em 1987 e posteriormente apresentado na EPS 10 Trends in Physics, Sevilla 1996. Anexo ficheiro “One-dim” sobre este modelo uni-dimensional da irreversibilidade.

Em 1990 o Professor Abreu Faro fez uma comunicação à Academia das Ciências de Lisboa “Sobre um princípio de Energia-entropia”.

Em 1991 o Professor Abreu Faro recebeu, como director científico da revista Técnica, uma carta do Professor Dias de Deus apontando um pretenso erro no meu artigo (anteriormente referido) publicado na Técnica de 1990 que publicou juntamente com a minha resposta (anexo ficheiro Técnica91(2) com esta carta e a minha resposta). Imediatamente a seguir a esta publicação a Técnica recebeu diversos artigos críticos relativos às minhas ideias anteriormente publicadas na Técnica. Novamente o professor Abreu Faro promoveu o debate científico dedicando ao assunto um número da Técnica – Técnica de 1993 – onde foram publicados todos esses artigos, a minha resposta e um editorial por ele assinado. (Anexo ficheiro Técnica93(1)).

Refira-se que em 2012 o Am. J. Phys. publicou um artigo de minha autoria e do Professor Vasco Guerra sobre esta mesma matéria, tão mal recebida na década de 80. O artigo teve agora aceitação entusiástica dos referees:

http://scitation.aip.org/content/aapt/journal/ajp/80/7/10.1119/1.3698160

Preprint: http://arxiv.org/abs/1203.2294

Aprendi pela prática e pelo seu exemplo que para se atingirem objectivos difíceis, só com dedicação total, por vezes quase nas margens do obsessivo ou, como ele dizia, “com as asas bem carregadas”.

Em 1996 o Professor Abreu Faro em co-autoria com a Professora Maria Hermínia Marçal fez uma comunicação à Academia das Ciências sobre uma generalização ao campo electromagnético do anteriormente referido modelo unidimensional da irreversibilidade.

Conviver e trabalhar com o Professor durante tantos anos foi um privilégio.

A minha homenagem ao Professor Abreu Faro que contribuiu decisiva e empenhadamente para a consolidação da ciência em Portugal e em particular no Instituto Superior Técnico.

rabreu_faro